Painéis Lean


Responsáveis:
Coordenador Carlos Frederico Pinto
Data: Dias 22 e 23 de novembro de 2019

 

Compartilhe seu A3

O pensamento A3 exige um bom entendimento do ciclo PDCA (Planejar-Executar-Verificar-Agir), que é uma metodologia de alto nível para melhoria. O A3 é uma prática pioneira da Toyota onde problema, análise e contramedidas são escritos em uma única folha de papel no tamanho A3, normalmente utilizando gráficos e figuras.
A iniciativa Lean precisa estar embasada em propósitos claramente definidos e orientados à criação de valor para o cliente. A partir dessa necessidade, se estabelece uma relação com as mudanças requeridas nos processos e na maneira como o trabalho está organizado.



REGRAS PARA SUBMISSÃO DE A3 PARA O VII CONGRESSO INTERNACIONAL ONCOLOGIA D'OR


Objetivo

Estimular a discussão e o aprendizado sobre o pensamento A3 e promover a troca e experiências da metodologia.
Público Alvo: Profissionais da área da saúde, gestores ou equipes de assistência e de empresas que prestam serviços a hospitais, clínicas e laboratórios.


Requisitos para a participação

Seleção:
• Serão aceitos trabalhos dos Serviços da Oncologia D’Or, Hospitais, Clínicas e Operadoras de Saúde.
• Podem ser inscritos A3 estratégicos, sobre melhorias sistêmicas ou melhorias pontuais, envolvendo qualquer área do negócio (administrativo, suprimentos, assistencial, médica e engenharia de equipamentos).
• Serão aceitos A3 de projetos que já tenham sido concluídos ou que ainda estejam em fase de implementação.
• É necessário que o participante tenha estado diretamente envolvido com a elaboração e/ou implementação do A3 inscrito.
• O A3 não pode conter conotação comercial de produto ou serviço.
• Cada A3 deverá ter no mínimo 1 participante inscrito.
• Os números de A3 enviados não são limitados por participante, bem como não há limite de autores por A3, desde que todos os participantes tenham contribuído substancialmente para a sua realização.
• Os A3 deverão ser enviados no período de 01/08/2019 a 30/09/2019, para o e-mail leanoffice@iov.med.br


Vídeo Opcional

O vídeo não será obrigatório na seleção do projeto A3, sendo considerado opcional. Não haverá peso na avaliação do projeto.
O responsável pelo projeto ou sua equipe poderá criar um vídeo no Youtube, com objetivo de uma prévia explicação de 2 minutos do seu A3.
No pôster, os inscritos poderão através de um QR Code, no tamanho de 15x15 cm, adesivado disponibilizar o link no pôster para os participantes terem fácil acesso à apresentação sobre seu trabalho. Isso valerá para os trabalhos impressos e para os demais selecionados.


Critérios de avaliação

Contextualização: relações do A3 com as necessidades do negócio (problema claramente especificado).
Coerência: adequação do escopo do projeto ao(s) problema(s) identificado(s).
Coesão: estrutura lógica do raciocínio e conexão entre os diferentes campos do A3.
Relevância: resultados alcançados ou potenciais resultados e seus impactos na organização.
Apresentação: capacidade de comunicar visualmente as ideias (utilização de gráficos, figuras, diagramas, fotos, etc.)
Criatividade: simplicidade, originalidade, eficácia e viabilidade das contramedidas.
Objetividade: apresentar as ideias de maneira clara, direta e concisa.


Estrutura do A3

Dimensões: Tamanho para impressão será em A1 (84 cm Largura x 60 cm Altura).
Formato: O arquivo do A3 deve ser enviado em PDF, com resolução mínima de 300 dpi, com fonte Arial Tamanho 11 (no mínimo), espaçamento simples entre linhas e parágrafo justificado.
Abreviaturas: Evitar abreviaturas isoladas. As abreviaturas empregadas no corpo do texto devem aparecer após a(s) palavra(s) inteira(s) na primeira vez em que aparece(m) no texto ou no título.
Denominação de drogas: Denominações genéricas são requeridas na primeira vez em que a droga é mencionada (p.ex., furosemida). Os nomes de marca deverão ser iniciados com letra maiúscula e colocado “®” sobrescrito (p.ex., Lasix®).
Elaboração: É necessária a identificação dos autores e a unidade pertencente.
Material: A confecção deverá ser feita em lona com barbante, para ser pendurado no local de exposição. A impressão é de responsabilidade do responsável do A3 inscrito.


Prazos Estabelecidos

Inscrição: Serão aceitos somente os A3 enviados no período de 01/08/2019 a 30/09/2019.
Seleção: Serão selecionados 12 trabalhos que ficarão expostos em formato de pôster no congresso. Os A3 que se enquadrarem nos critérios serão selecionados no período de 30/09/2019 a 04/10/2019. Os trabalhos restantes estarão disponíveis em duas TVs no congresso, de forma aleatória.  
Divulgação dos selecionados: Os selecionados receberão um e-mail e/ou contato telefônico com a aprovação da comissão cientifica, entre o dia 07/10/2019 a 11/10/2019.


Comissão avaliadora

A seleção dos 12 trabalhos será realizada pelo Dr. Carlos Frederico Pinto, Edvaldo Basílio e Stela Maris Coelho.


Seleção

A seleção dos três melhores trabalhos será realizada através da votação do público. Somente em caso de empate, a comissão cientifica realizará uma avaliação de desempate. Para o desempate, será verificada a média da pontuação de 0 a 10 para cada critério: contextualização, coerência, coesão, relevância, apresentação, criatividade e objetividade.


Premiação

Serão 3 trabalhos selecionados e premiados.
A premiação será uma inscrição gratuita em um workshop do Lean Institute Brasil para cada trabalho (3 ao todo), o premio não envolve deslocamento e hospedagem, quando necessário.
O Congresso entregará placas para classificação: 1 º Primeiro Lugar: Placa ouro, 2º Segundo Lugar: Placa Prata e 3 º Terceiro Lugar: Placa Bronze e certificados.
Os três trabalhos premiados serão publicados na Revista Onco& impressa e a versão completa na versão eletrônica.


Disposições gerais:

• Os A3 escolhidos devem ser expostos no dia 22/11/2019, a partir das 9h00, e retirado no dia 23/11/2019, a partir das 17h00 (em espaço a ser definido pela Comissão Científica), em tempo integral durante o VII Congresso Internacional Oncologia D’Or.
• Deve ser escolhido 1(um) responsável pelo(s) autor (es) para representar o A3, e que deverá encontrar-se próximo ao pôster na data estipulada da exposição.
• Caso o trabalho não esteja exposto durante este período, não haverá entrega do certificado e/ou premiação.
• Os custos com transporte e hospedagem do responsável nomeado pelo(s) autor(es), será de responsabilidade da instituição participante. Exceção dos projetos aprovados na Oncologia D’or.
• Os participantes dos A3 autorizam que os seus A3 sejam divulgados pelo grupo Oncologia D’Or, em seus meios de comunicação.

Convidados  Confirmados

Local do Evento

Windsor Oceânico - Rio de Janeiro

R. Martinho de Mesquita, 129, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ

Realização

Iniciativa

Apoio

Gerenciamento

Apoio Institucional


Patrocinador Diamante


Patrocinador Prata


Patrocinador Bronze


Patrocinador Cobre


Patrocínio